01/08/2017 às 23:42 Para fotógrafos

Equipamento ideal para ensaio Newborn

10587
3min de leitura

Oi, pessoas :D

 Sou Elaine Carlsson, especializada em fotografia infantil (principalmente de newborn a bebês de 12 meses), gestante e família. Trabalho com bebês desde 2012.

Vim aqui falar um pouquinho sobre o equipamento ideal pra fotografar um recém-nascido. Sei que é uma dúvida comum pra quem tá começando e a minha ideia é tentar esclarecer essas dúvidas que me perguntam com frequência: Qual melhor câmera,qual melhor lente, qual melhor abertura...

Então vamos lá:

Costumo dizer sempre que me perguntam qual a melhor câmera, que a melhor câmera é a nossa!

E isso é verdade, principalmente pra fotografar bebês, pois não precisamos de ISO alto, então uma câmera cropada (APS-C) funciona muito bem. Com uma lente clara, então... Mas falarei de lente já já.

Como temos bastante luz nas sessões de newborn, seja pela janela (luz natural), um soft box (luz contínua ou flash) ou uma parede de LED o ajuste da ISO não passa de 600, então não corremos o risco de granular e perder nitidez da imagem.

Uma câmera Full Frame tem uma qualidade da imagem melhor, devido ao tamanho do sensor. Sustenta um ISO mais alto sem preocupação. E não tem fator de corte, como na Cropada tem ( Canon tem fator de corte 1.6 e Nikon, 1.5). Mas não seria o caso de investir em uma só pra fotografar recém-nascido.

Todas essas fotos acima foram feitas com uma Full Frame (5D Mark III e a 50mm 1.4, com abertura em 2.2

Como disse sobre o fator de corte das câmeras cropadas, é com a lente que você tem que se preocupar. Um exemplo: Uma full frame com uma lente 50mm, fica em 50mm, pois não tem fator de corte. Uma APS-C da Canon transforma a 50mm em 80mm e na Nikon uma 50mm vai pra 75mm. 

As lentes mais usadas em fotografia de newborn são as fixas. A famosa e queridinha dos fotógrafos,50mm. A 1.8 é uma lente barata e muito boa. Mas pra quem tem uma câmera cropada, o ideal é a 35mm.

A lente macro também é bem legal na sessão pra fotografar os detalhes, boca, pezinho, mãos... Mas não é uma lente barata,então a outra solução é usar o filtro macro. Baratinho e tem um efeito ótimo. Tem Close-up, +1, +2, +4 e mais +10. Vendem separados ou em kit. Eis um humilde comparativo:

        Filtro close-up+4Lente Canon Macro 100mm LFiltro close-up +4Lente Canon Macro 100mm L

Outra lente usada em newborn é a 24-70mm f/2.8. Uma lente maravilhosa, mas muito cara. Eu uso na sessão só quando faço foto de chão (e não preciso subir num banco rs) e quero um ângulo bem aberto. OU uso com filtro macro pra fazer os detalhes. Outra opção pra ela seria a 24-105mm f/4. Ótimo custo benefício. E ótima pra quem uma câmera cropada. A minha 50mm me atende muito bem nas sessões, já que tenho uma câmera Full Frame. Também consigo fazer foto de chão com a 50mm, mas preciso subir num banco.

Canon 5D mark III + 24-70mm f/ 2.8

Canon 5D mark III + 50mm f/1.4 (f/2.5)

E vou deixar aqui algumas dicas, porque dicas nunca é demais, né? rs

• Mesmo com uma lente 1.2, 1.4 ou 1.8, o ideal é não ter uma abertura maior que 2.2 /2.5... senão o desfoque fica exagerado.

• Conheçam o limite do equipamento de vocês.

Fotografem o máximo que puderem com ângulos diferentes na mesma pose.

• Enquadrem a foto no click pra não perder qualidade na edição quando for cortar; deixem as mantas e os fundos bem esticados, e procurem um White Balance ideal pra não perderem tempo na edição.

• Façam uma lista de prioridades pra não sair comprando tudo de uma vez. A tentação é grande. ;)

Espero que tenham gostado, espero que eu tenha ajudado. Qualquer dúvida, estou à disposição. 

Boas fotos!!!

01 Ago 2017

Equipamento ideal para ensaio Newborn

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

equipamento pra newborn fotografia newborn newborn

Quem viu também curtiu

24 de Out de 2020

O que você precisa saber antes de se tornar um fotógrafo profissional!

21 de Out de 2017

O ensaio mais emocionante que já fiz